renata terapeuta !

DRENAGEM LINFÁTICA

 

O método de drenagem linfática manual foi desenvolvido no ano de 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder, na Riviera Francesa. Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados.

Ele passou a tratar estes pacientes com massagens que estimulavam os gânglios alterados e contatou um aumento muito significativo na melhoria dos pacientes.

A drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos.

A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder tem por objetivo a drenagem do excesso linfático, ou seja,O principal objetivo da massagem de drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagens nas vias linfáticas.

O sistema linfático representa uma via auxiliar de drenagem do sistema nervoso.

O bom funcionamento do sistema linfático é importantíssimo para a saúde das pessoas e uma das formas de estimulá-lo é através da massagem de drenagem linfática.

Para que seja realizado de um modo correto e com finalidade científica é importante o conhecimento da anatomia e funcionamento do sistema linfático e a correta indicação da patologia.

As indicações da drenagem linfática são amplas e podem ser realizadas manualmente ou por aparelhos.

A drenagem linfática é basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover o líquido de um edema de volta à circulação sanguínea, são eles:

Evacuação: é o processo realizado em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los.

Captação: é a drenagem propriamente dita realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.

As manobras da drenagem linfática manual são basicamente:

Círculos com os dedos ou com as mãos;

Círculos com o polegar;

Movimentos combinados;

Pressão em bracelete.

Efeitos Positivos

Melhor oxigenação

Melhora da ação antiinflamatória e de anticorpos.

Aumento de potencial reparador

Dinamização de todos os processos catalisadores para uma boa cicatrização

A drenagem linfática manual é indicada para:

Tratamento ou prevenção de diversos distúrbios, seqüelas ou patologias que envolvem as áreas de angiologia, oncologia, ortopedia e traumatologia, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, ortomolecular, stress, esporte e estética.

Pré e pós-cirurgia plástica

Linfedemas

Lipedemas

Fleboedemas

Edemas pós-operatórios e pós-traumáticos

Edemas cíclicos idiopáticos, pré-menstruais, intragestacionais.

Tratamentos de revitalização facial
 

 


 

 

Com muitos anos de

experiência em cursos e atuação.

Renata Terapeuta, conhecimento em Terapias Holística, Shantala e cursos de Shantala em domicílio..

Acesso Rápido

Home

Twitter

Facebook

RENATA TERAPEUTA

Belo Horizonte

(31) 99649-6787

renata@renataterapeuta.com.br

renatasilva514@gmail.com

Copyright ® 2006/2017 WBH / Todos os Direitos Reservados / Política para Internet. As informações contidas neste site pertencem a Renata Terapeuta.